top of page
Postagens recentes
Posts em destaque

SOBRE O POEMA 'O CAMINHO QUE NÃO TOMEI

Olá melhores leitores do universo e região! Tudo bem por aí? Espero que sim sempre.

Entre duas possibilidades, que caminho tomar? Um dos poemas mais conhecidos da literatura norte-americana foi escrito por Robert Frost (1874-1963). É o famoso “The road not taken”, e foi traduzido “O caminho que não tomei”. Pode ser entre dois amores, dois empregos, duas ruas, dois países. Pode ser uma encruzilhada qualquer. O fato é que a escolha é às vezes algo complicado.

Entre duas possibilidades, que caminho tomar?

Como escolhemos as coisas, seja uma geladeira, uma proposta, uma roupa, e que racionalizações fazemos para justificar a direção tomada? O poema é simples. Robert Frost foi um poeta que escrevia simples, e de tão popular que era foi chamado para ler um poema na posse do presidente Kennedy, em 1961.

Segue a reprodução:

“Dois caminhos, um para cada lado: Ah, ir por ambos na mesma viagem!

Olhei para o primeiro, ali parado,

Nesse bosque de tom amarelado, Até perder-se longe entre a folhagem.

Mas o outro também me atraía,

Por uma razão diferente, afinal: Desbastar erva que densa crescia.

Quem por eles passara, todavia, Os fora desgastando por igual.

E cada um nessa manhã jazia com a mesma cor, a mesma frescura.

Reservei o primeiro pra outro dia!

Como um caminho a outro levaria, duvidei lá voltar noutra altura.

Daqui a mil anos, o que aconteceu, suspirando, estarei contando a ti:

Dois caminhos bifurcavam, e eu, o menos pisado tomei como meu,

E a diferença está toda aí.”

O problema do ser humano é que de cem caminhos, a gente tem que escolher um e, ficar com a nostalgia dos outros noventa e nove é possível. E há quem sinta nostalgia de todos os cem. Agora, como ficar lembrando de algo que nunca verdadeiramente aconteceu? Acho que nos cabe tornar o caminho escolhido mais belo e nele descobrir seus fascinantes mistérios.

Não vivamos de hipóteses do imaginário muito fértil que temos. Caso contrário encontraremos com certeza o caminho da frustação e insatisfação, culminando na tristeza. Acredite você está exatamente no lugar que deveria estar e no momento exato para estar nele, ou seja, lendo o Circulando News e consequentemente essa coluna muito linda.

Pense no agora, esteja presente e seja grato por isso. Não se pode acertar sempre na vida, os erros são necessários para nossa evolução e aprendizado. Não se torture.

Nenhum tag.
Search By Tags
Arquivo
bottom of page